Dieta para diabetes – Programa Diabetes Controlada

By | 21 de janeiro de 2016
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Dieta para diabetes – Programa Diabetes Controlada

A diabetes, a cada dia que passa, está se tornando uma das doenças que mais tem pacientes diagnosticados ao redor do mundo, e isso acontece, principalmente pelo modo de viver e pela má alimentação cotidiana das pessoas. Além disso, este é um problema de saúde que pode acometer desde idosos, adultos, jovens e até mesmo crianças.

Além dos fatores internos, como a insuficiência de insulina, uma das principais causas para o surgimento desta doença é o sobrepeso e o sedentarismo. Maus hábitos alimentares (ingestão de comidas industrializadas, fast foods, refrigerantes, alimentos com excesso de açúcar, etc) fazem muito mal ao organismo de qualquer pessoa e precisam ser mudados imediatamente, pois caso contrário, a tendência é que a diabetes apenas se agrave mais.

Porém, ao mesmo tempo em que a alimentação é uma grande vilã para o diabético, ela também pode ser uma grande salvadora quando você tem uma dieta equilibrada, apenas com alimentos saudáveis e banindo da sua geladeira aqueles alimentos que fazem mal a você. Assim que um paciente é diagnosticado com diabetes, imediatamente ele necessita ter uma mudança radical na sua alimentação, caso ele queira viver com mais qualidade de vida e, algum dia, se ver com os índices glicêmicos estáveis. Por meio dela, é possível que você controle melhor este problema.

Dieta Para Diabéticos

Assim que o paciente descobre que faz parte do grupo de diagnosticados com a doença, automaticamente, ele já sabe que irá ter que mudar os seus hábitos a partir daí. Mas, você sabe como é uma alimentação para diabéticos?

Obviamente que a pessoa com a doença precisa ter em mente aqueles alimentos que terá que banir na sua dieta, porém, o que elas não sabem é que alguns outros alimentos podem ajudar (e muito!) no controle da diabetes. Veja algumas das dicas abaixo:

  • O abacate apesar de ser rico em gorduras, é um grande aliado para o controle do diabetes, isso porque as suas gorduras são saudáveis;
  • Acrescente a sua dieta aveia rica em fibras solúveis;
  • Coma peixes ricos em ômega 3, como o salmão e a sardinha;
  • Iogurte sem gorduras pode fazer parte da alimentação;
  • Amêndoas, assim como o abacate, também possui gorduras saudáveis;
  • Coma mais leguminosas (ervilha, lentilha e grão de bico), uma vez que são ricas em fibras que controlam a glicose;
  • Acrescente a sua dieta farinhas funcionais.

Estes alimentos devem sempre estar presentes na mesa de um diabético, já que auxiliam no controle da glicose. Além disso, fazer exercícios físicos regularmente e fazer exames médicos sempre que possível é muito importante para ter um controle do seu problema de saúde e viver melhor.

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